Degreed Brasil
• Article • 5 minsSerá que a maioria das estratégias de T&D está em sintonia com os negócios?
Eis aí uma pergunta difícil de responder. A métrica mais precisa que temos sobre isso é o Estudo sobre Estratégias de Aprendizagem, conduzido em 2020 pelo Brandon Hall Group, e os resultados causam apreensão. Embora quase todos os líderes de T&D (87%) concordem que o alinhamento com os negócios é fundamental, “apenas 13% afirmam que estão prontos para tomar providências para criar esse alinhamento”.
Está bastante claro que dá para melhorar. No entanto, já que a área de T&D faz tantas coisas incríveis pela empresa, com certeza o alinhamento é maior do que essa estatística mostra, certo? Bom, talvez essa sintonia seja mais afinada do que os dois lados consigam perceber — o problema pode estar em uma comunicação truncada.
É possível que o trabalho de T&D da sua empresa esteja alinhado aos negócios, mas talvez vocês não estejam utilizando as palavras ou métricas certas. Para compreender a fundo o grau de sintonia entre a área de T&D e a liderança, o pessoal de T&D precisa primeiro aprender a falar a língua dos negócios.
Imagine que você está na sala de espera do Zoom apenas com o CEO da sua empresa. Ele pergunta como vão as coisas na equipe de T&D. Nos 15 segundos que antecedem a entrada de mais alguém na reunião, você responde: “Ótimas! As taxas de conclusão de cursos subiram 10% neste trimestre”.
Embora esse número talvez impressione alguém de T&D, ele não tem o mesmo efeito para o seu CEO. É até capaz de ele fazer outra pergunta: “Certo, mas como isso ajuda nos negócios?” Como CEO, ele precisa fazer essas perguntas, não para tentar criticar ou desafiar você, mas porque ele realmente não compreende o que um aumento nas taxas de conclusão de cursos representa para a empresa.
O que há de errado nesse bate-papo do Zoom? Fica clara uma falta de sintonia entre a área de T&D e outras unidades de negócios, porque termos como “experiência de aprendizagem” e métricas como “taxa de participação” são praticamente usados e compreendidos apenas em círculos de T&D. Fazendo uma analogia, seria como um regionalismo: quando viajamos para outros lugares dentro do mesmo país, nem todas as palavras e expressões têm os mesmos significados, podendo surgir ruídos na comunicação.
Que língua o pessoal de T&D deve usar para falar com a alta administração? A língua que a alta administração usa e entende. Então, quer dizer que você precisa usar palavras da moda como “sinergia”? Bom, depende. Se a liderança da sua empresa sempre usa termos como “iniciativas”, “resultados comerciais” ou “KPIs”, pode ser interessante usá-las também. O importante é não usar jargões corporativos só por usar. Lembre-se: o grande objetivo é ter uma comunicação clara.
Vamos voltar ao papo no Zoom, mas agora usando a língua dos negócios:
Perceba que, além de esse exemplo usar um termo que os líderes adoram, “iniciativa de inovação”, a conclusão é de que o profissional de T&D está se alinhando aos objetivos da empresa. O motivo para usar as mesmas métricas e o linguajar da liderança é demonstrar que você compreende o que os líderes querem e está ajudando-os a conquistar esses objetivos.
Além de usar o linguajar certo, a equipe de T&D precisa traduzir suas métricas para a liderança. Em um artigo do LinkedIn, Paul Petrone e Allaya Cooks-Campbell explicam que “mensurar as taxas de utilização e conclusão passa uma mensagem para a empresa: a frequência com que os usuários interagem com os programas de treinamento. No entanto, não fica claro se os treinamentos são eficazes para melhorar a experiência do colaborador ou gerar resultados”.
Como as métricas tradicionais de T&D não incluem o ROI que os líderes tanto amam, cabe à equipe de T&D usar outros números ao conversar com eles. Não entenda mal: em nenhuma hipótese estamos defendendo que você abandone todas as métricas tradicionais de T&D. Saber como é utilização de uma ferramenta de aprendizagem, a taxa de aprendizagem ou de conclusões ajuda a compreender a eficácia do seu programa do ponto de vista da área de T&D. Quando você fala com a alta administração, eles não querem saber se o programa vai bem ou mal; eles querem saber que efeito o programa está tendo sobre os resultados da empresa.
E quais são as melhores métricas a serem utilizadas? Na dúvida, vincule a aprendizagem à economia de custos, aos lucros e à redução de riscos. Analise também métricas específicas que não saem da boca da liderança. Preste atenção aos KPIs e às métricas de negócios para descobrir maneiras de ligar a aprendizagem ao quadro geral dos negócios.
Susie Lee, vice-presidente sênior e diretora de inovação de clientes da Degreed, explica melhor esse conceito em seu artigo A nova métrica de aprendizagem: como demonstrar impacto e valor para os negócios. Segundo Lee, “as novas métricas de aprendizagem são menos transacionais. Elas tiram o foco do tempo dedicado às atividades educativas para se concentrar mais na aplicação a partir do engajamento da força de trabalho. Nesse caso, ficam sob análise a aprendizagem social e os conteúdos consumidos. Coloca-se uma lente de aumento nas habilidades que seus colaboradores já têm e nas habilidades de que eles precisam. E, assim, essas métricas mostram as influências que exercem sobre resultados relevantes para todos os stakeholders, não apenas para as equipes de aprendizagem, talentos e RH”.
Se algum dia bater à sua porta a chance remota de você ficar a sós com um executivo em uma sala de espera do Zoom, vá além das perguntas. Falar com a alta administração é uma habilidade que você deve aproveitar em todas as interações com os líderes da sua empresa. Um ótimo exemplo de como aplicar essa nova habilidade é quando você defende novas iniciativas de aprendizagem para a liderança.
Assista a um webinar recente, Conversa com a liderança executiva: como atrelar a aprendizagem aos resultados da empresa, para saber como os profissionais de RH, T&D e gestão de talentos podem pensar, mensurar e falar sobre aprendizagem de formas que soem como música aos ouvidos da liderança.
Tania Palen, diretora de gestão de talentos da Five9, apresentará um passo a passo para você aprender a preparar um caso de negócios de sucesso para as suas iniciativas de T&D.
Neste webinar, você aprenderá a:
Inscreva-se hoje mesmo (Este webinar está disponível somente em inglês)
Sign me up for the monthly newsletter with exclusive insights, upcoming events, and updates on Degreed solutions.
Your privacy is important to us. You can change your email preferences or unsubscribe at any time. We will only use the information you have provided to send you Degreed communications according to your preferences. View the Degreed Privacy Statement for more details.