IA e inovação em aprendizagem   •  Artigo  •  3 min

Novo podcast: o hype da IA nas tecnologias da aprendizagem faz sentido?

O uso da inteligência artificial no mundo da aprendizagem corporativa tem causado alvoroço, mas será que a realidade do dia a dia nas empresas reflete todo esse hype?

Pesquisas recentes sugerem que a adoção talvez não esteja caminhando a passos tão largos quanto o marketing vende.

“Acabamos indo um pouco mais a fundo para descobrir por que isso está acontecendo”, disse Fiona Leteney, analista sênior do Fosway Group.

Esse relato de Leteney surgiu em seu encontro com Max Wessel, co-CEO da Degreed, na gravação do podcast O dilema da IA nos sistemas de aprendizagem, que tratou do relatório da pesquisa Fosway 9-Grid para Sistemas de Aprendizagem de 2025.

No segundo episódio da nossa trilogia de podcasts (ouça o primeiro episódio aqui), Leteney e Wessel analisaram se o hype da IA condiz com a realidade e o que está impedindo as empresas de terem mais certeza na adoção dessa nova tecnologia. Eles também pontuaram o que líderes visionários de aprendizagem e de negócios devem ter em mente na hora de escolher fornecedores de IA.

Hype da IA x Auxílio da IA

Leteney passou mais de um ano e meio entrevistando compradores e fornecedores de IA para a pesquisa do Fosway Group. Mesmo com os fornecedores exaltando a IA em roadmaps e demonstrações de produtos, os compradores se mantiveram com um pé atrás. Segundo usuários corporativos da rede do Fosway, as funcionalidades deixavam a desejar, e o processo de adoção era demorado.

Tanta hesitação vem de algumas fontes, tais como:

Enquanto em alguns casos as equipes de TI pisam no freio, em outros, são os usuários que esperam para ver quem dará o primeiro passo.

Onde a IA funciona

Sabe onde estão os usos promissores da IA? Onde você quase não percebe, por exemplo: assistentes inteligentes em ferramentas de redação, ou recursos que automatizam relatórios complexos com um simples prompt.

Essa “IA silenciosa” tem um potencial imenso, especialmente em áreas que sempre foram mais complicadas para sistemas de aprendizagem, como personalização e geração de relatórios. Se o sistema puder simplesmente realizar a tarefa sem que os usuários percebam que há uma IA nos bastidores, a adoção deslanchará.

Leteney destaca que aplicações que envolvem análises de dados são particularmente impactantes: a IA pode alcançar o status de indispensável se conseguir responder, por exemplo, “Como anda o compliance nesta região?” e, a partir dessa pergunta, gerar um relatório sem que nenhum administrador precise fazer grandes consultas.

Conselho sobre o hype da IA para líderes de aprendizagem

Para quem não sabe exatamente como encarar o labirinto da IA, Leteney propõe o seguinte: “Fique sempre com a antena ligada… Aprenda o máximo que conseguir, pois a tecnologia vem vindo quase como um tsunami. Quem souber aproveitá-la bem vai despontar na empresa. Quem não souber usá-la, vai ficar para trás. Então, não tenho dúvidas de que está na hora de se jogar”.

Lembre-se: a IA não precisa ser chamativa para ser potente.

Agora, o mais importante é o valor gerado, não a novidade.

A Degreed é ideal para superar essa situação. Acreditamos que a IA deve ser integrada aos processos, em vez de ser simplesmente somada a eles. É por isso que estamos desenvolvendo recursos que fazem a diferença, com potência e discrição, como a curadoria de conteúdos com o auxílio da IA, análise de habilidades, personalização de jornadas de aprendizagem e automação de lembretes.

Saiba mais

Vá além do hype da IA. Conte com a ajuda da Degreed para expandir o que funciona e gere benefícios reais para a sua empresa.

Compartilhar

Vamos manter contato .

Quero assinar a newsletter mensal que oferece insights exclusivos, anúncio de eventos e novidades sobre as soluções da Degreed.