IA e inovação em aprendizagem   •  Artigo  •  4 min

Conheça o Degreed MCP, o GPS da aprendizagem com IA

Todos nós dedicamos um ano inteiro (ou mais) a estudar e dominar a engenharia de prompts, para extrair respostas mais inteligentes e ágeis da IA. No entanto, o desenvolvimento de habilidades que o ambiente empresarial demanda para a transformação da força de trabalho na era da IA não se sustenta apenas com prompts perspicazes e respostas rápidas. 

Afinal, esse desenvolvimento de habilidades depende do contexto. A IA precisa de informações como:

O Protocolo de Contexto de Modelo (MCP) traz esse contexto e essa relevância.

Para simplificar, é interessante pensar assim: é possível usar um mapa das antigas sem um GPS, mas fica bem difícil e menos personalizado se achar desse jeito. 

O MCP é como se fosse o GPS da aprendizagem com IA. 

Em vez de adicionar “recursos de IA” a um portal, o MCP simplifica integrações e concede à IA acesso a informações que residem em outras ferramentas e bases de dados, proporcionando uma forma robusta e regrada de aproveitar o contexto certo proveniente da Degreed e de sistemas conectados — independentemente dos modelos de IA utilizados ou das plataformas em que são desenvolvidos. Seguindo a analogia do GPS, esse protocolo viabiliza recálculos de rota em tempo real para evitar engarrafamentos, recomenda pontos de interesse nos arredores e oferece um percurso mais inteligente. 

Por meio da interface do MCP, a IA tem acesso a informações contextuais mais abrangentes a fim de proporcionar, em tempo real, uma aprendizagem personalizada mais direcionada.

Com o MCP, a IA deixa de lado a mera geração de conteúdo e passa a contextualizar a apresentação, fomentando a capacitação de tal modo que colaboradores e empresas consigam desenvolver e aplicar novas habilidades em menos tempo.

O que é o MCP? Que papel esse protocolo desempenha na aprendizagem?

O MCP é a camada conectiva que atua dentro da Degreed, desenvolvida para fazer com que os assistentes de IA da área de aprendizagem sejam realmente úteis para a capacitação de pessoas. Ele oferece, em tempo real, a qualquer agente aprovado de IA — como ChatGPT, Claude, Copilot ou assistentes próprios da empresa — um retrato governado do que é importante para a aprendizagem e para o desempenho, englobando informações como:

Enxergue o Degreed MCP como um “pacote contextual”. Com esse pacote em mãos, a IA oferece um suporte muito mais preciso ao processo de aprendizagem. Ele consegue analisar todos os dados relacionados ao colaborador a fim de proporcionar o conteúdo certo, no momento certo.

Como o MCP funciona no fluxo de aprendizagem

Na manhã de terça-feira, uma gestora de vendas digita no Copilot: “Ajude minha equipe a se preparar para um pitch de produto a ser apresentado na sexta”.

Sem o MCP…

O Copilot consegue localizar apresentações de vendas, playbooks e documentações sobre pitches, mas não sabe dizer quem fará a apresentação, de quais habilidades o apresentador carece ou como ajudá-lo a melhorar.

Com o MCP…

A Degreed e o Maestro trazem o contexto que falta: quem faz parte da equipe, o que cada pessoa já sabe e em quais pontos os integrantes da equipe precisam de orientação para refinar habilidades.

Trabalhando em conjunto…

O Copilot traz à tona os materiais certos, a mensagem principal, visões gerais sobre os produtos e dados do cliente, enquanto o Maestro proporciona interações de coaching por IA que orientam cada representante em módulos práticos e ciclos de feedback para fortalecer a apresentação.

A gestora, então, faz todas as atribuições diretamente no chat, e o MCP grava as atualizações de volta na Degreed — de modo que cada habilidade, atividade de coaching e métrica de capacitação se mantenha governada, atualizada e mensurável.

Tudo isso acontece sem que seja necessário ter um portal extra ou novos prompts para que a IA se lembre de quem é quem. O contexto e a personalização desse exercício acompanham o aprendiz em todas as ferramentas, de modo que o assistente se mantenha útil em todas as plataformas e sem desproteger os dados.

Os benefícios do MCP para as áreas de T&D, RH e TI

Mais agilidade na capacitação: os planos de escalada de integração se adaptam de maneira automática a cada função, pessoa e prazo.
Taxa de adoção mais alta: a aprendizagem aparece nas ferramentas que as pessoas já usam, sendo adaptada às necessidades de cada aprendiz.
Auditabilidade: cada ação relacionada à aprendizagem e a habilidades é governada e justificável.
Confiabilidade dos dados: a Degreed continua sendo a fonte única de verdade; o MCP apenas traz à tona os dados em tempo real.

Desenvolvido para se encaixar na estrutura tecnológica da sua empresa, sem substituí-la

O MCP atua no ecossistema de tecnologias da sua empresa, conectando sinais de plataformas como Workday, Salesforce e qualquer LMS, sem redundâncias. Por ser independente de fornecedores e ter menos privilégios por padrão, o MCP acessa apenas o mínimo possível de dados e permissões para desempenhar sua função — e nada além disso. Fique à vontade para usar a IA que quiser, pois as regras de governança e de segurança da sua empresa continuarão sendo aplicadas.

As Nikki Helmer, Chief Product Officer at Degreed, shared during Vision, “MCP doesn’t just make AI sound smarter. It helps it make smarter decisions—ones that align learning to business goals, reduce risk, and build real readiness.”

Compartilhar

Vamos manter contato .

Quero assinar a newsletter mensal que oferece insights exclusivos, anúncio de eventos e novidades sobre as soluções da Degreed.