
Em vez de simplesmente esperar o futuro chegar, estamos definindo como o nosso futuro será. É para isso que trabalhamos no laboratório da Degreed para experimentos com IA, e quero apresentar a você uma amostra do que estamos criando. Confira neste artigo alguns recursos que ainda serão lançados, tais como:
Vamos começar pela geração de conteúdos educativos em diferentes formatos. Estamos explorando maneiras que podem ajudar você a usar a IA para gerar conteúdos do zero ou a partir de documentações internas ou arquivos SCORM (“Shareable Content Object Reference Model”, ou modelo de referência para objetos de conteúdo compartilháveis, um padrão internacional de desenvolvimento e apresentação de conteúdos educativos). A partir daí, é possível transformá-los rapidamente em recursos educativos de qualquer tamanho ou formato, com a opção de editar os conteúdos produzidos e incluir textos, imagens, gráficos, vídeos e até slides.
Trata-se de um jeito fácil de manter bons conteúdos interessantes, diversificados e sempre relevantes. Pretendemos lançar esse recurso no início de 2026.
O Degreed Maestro oferece muito mais do que conversas com a IA, pois seu objetivo é proporcionar experiências de aprendizagem versáteis e de alto impacto. Para isso, estamos testando experiências com IA compostas por várias etapas: combinamos diversos formatos para oferecer ao aprendiz oportunidades de melhoria, como feedback personalizado ou pílulas de coaching.
Por exemplo, após praticar uma chamada de vendas com o Maestro, a ferramenta apresentaria uma pontuação e feedbacks, mostrando onde me saí bem e onde preciso melhorar. Ela também me ofereceria pílulas de coaching ou a chance de praticar novamente pontos específicos que poderiam alavancar o meu desempenho.
Também estamos muito animados com uma nova maneira de usar o Maestro por meio de diálogos naturais com a IA, com o intuito de discutir lições aprendidas. Essas interações podem estimular a aprendizagem e a reflexão, trazendo à tona insights interessantes ao longo do processo.
Em vez da aplicação de pesquisas formais, que costumam ser cansativas e coletam respostas vagas e apressadas, o Maestro pode introduzir perguntas perspicazes em conversas do dia a dia ou extrair insights de interações anteriores sem demandar nenhum trabalho extra. Afinal, em situações mais descontraídas, as pessoas tendem a ter uma comunicação mais aberta e mais profunda do que diante de um questionário tradicional, especialmente quando sabem que suas respostas podem permanecer em sigilo.
Em um dos nossos experimentos, utilizamos um diálogo rápido com o Maestro para perguntar a colaboradores como eles estão aplicando a IA em suas funções. O Maestro coletou as respostas e criou um dashboard atualizado em tempo real para consolidar os resultados. A partir daí, conseguimos até conversar mais um pouco com ele para nos aprofundarmos nos dados e identificar mais tendências.
Com esse processo, fica simples estabelecer um referencial que ajude a compreender as habilidades, necessidades e experiências de um determinado colaborador para, então, adaptar a aprendizagem para necessidades específicas dele. A mensuração do impacto disponibilizada posteriormente revela insights riquíssimos e muito profundos, que não seriam possíveis se utilizássemos os métodos tradicionais de análise. Em outras palavras, estamos possibilitando uma compreensão em tempo real de dados que antes ficavam invisíveis.
Imagine o que você poderia fazer com esse grau de visibilidade sobre os colaboradores, as necessidades deles e o impacto dos programas de aprendizagem da sua empresa. Seria ótimo ter o seu feedback enquanto exploramos todas essas possibilidades. Por isso, convido você a me seguir no LinkedIn ou a assinar a newsletter do nosso laboratório para experimentos com IA para ficar por dentro dos nossos últimos testes.

.Quero assinar a newsletter mensal que oferece insights exclusivos, anúncio de eventos e novidades sobre as soluções da Degreed.